“DIVÓRCIO, NOVO CASAMENTO E INCESTO – A HISTÓRIA POR DE TRÁS DO QUADRO DE CARAVAGGIO: SALOMÉ COM CABEÇA DE JOÃO BATISTA”

Sobre a pintura

Salome with the Head of John the Baptist-Caravaggio (1610)

A pintura acima foi feita pelas mãos de Caravaggio e está datada no ano de 1607/1610 aproximadamente, intitulada “Salomé com a cabeça de João Batista”. É uma obra realizada próxima de sua morte, vindo a falecer no ano de 1610.

O quadro retrata uma cena em específico, onde João Batista discípulo de Cristo é decapitado a comando do Rei Herodes enquanto Salomé, sua enteada, segura a cabeça em uma bandeja. Esse quadro foi inspirado no livro de Marcos capítulo 6 nos versos de 16 a 28.

A história por de trás da pintura de Caravaggio

João Batista foi discipulo de Jesus Cristo e foi responsável por dar a notícia de que o Cristo de Deus estava chegando. Antes de Jesus iniciar o seu ministério, João batizou e lavou os pecados daqueles que acreditavam na sua mensagem de arrependimento. Suas roupas e seu estilo eram um “protesto” contra a vida de luxo e regalia.

No mesmo ano havia um Rei responsável por governar na Galiléia e em Peréia: Herodes, o tetrarca (ou Herodes Antipas). Herodes era filho de Herodes o Grande, o qual ao falecer teve o território da palestina divido por Augusto, o qual separou o testamento em partes entre os filhos de herodes, entre eles são: Arquelau etnarca, Herodes tetrarca e Filipe tetrarca.

Herodes o tetrarca

Herodes o tetrarca é conhecido na história por decaptar João Batista e por ser um grande construtor, edificando a cidade de Tibério, na costa ocidental do mar da Galelia em honra ao imperador romano Tibério.

Herodes se divorciou da sua esposa (filha de Aretas IV) para casar com Herodias, esposa do seu irmão Filipe (não Filipe o etnarca, mas outro filho de Herodes o Grande também chamado Filipe).

Além de ser esposa de seu irmão por parte de pai, era filha de Aristóbulo, seu meio irmão. A imagem abaixo mostra parcialmente a árvore genealógica de Herodes o grande.

O motivo da decaptação de João Batista

A passagem bíblica de Mateus 14:1-12 (NVI) relata a história do que aconteceu:

Por aquele tempo Herodes, o tetrarca, ouviu os relatos a respeito de Jesus e disse aos que o serviam: “Este é João Batista; ele ressuscitou dos mortos! Por isso estão operando nele poderes miraculosos”.

Pois Herodes havia prendido e amarrado João, colocando-o na prisão por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, porquanto João lhe dizia: “Não te é permitido viver com ela”.

Herodes queria matá-lo, mas tinha medo do povo, porque este o considerava profeta.

No aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes que ele prometeu sob juramento dar-lhe o que ela pedisse. Influenciada por sua mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”.O rei ficou aflito, mas, por causa dos juramento e dos convidados, ordenou que lhe fosse dado o que ela pedia e mandou decapitar João na prisão. Sua cabeça foi levada num prato e entregue à jovem, que a levou à sua mãe.

No relato confirmado pelo historiador judeu Flávio Josefo, João Batista apontou a conduta imoral e antiética de Herodes o tetrarca, o que lhe custou a vida. O recasamento de Herodes era algo ilício e vergonhoso, onde na cultura judaica o novo casamento só era possível quando havia falecimento por parte de um dos cônjuges. Nesse caso, não havia nenhum falecimento e em ambos os lados matrimonias todos ainda estavam vivos. Além disso, de acordo com a lei Mosaica (Levítico 18:16) o casamento incestuoso era proibido, pois Herodias era sua sobrinha e esposa de seu meio irmão por parte de pai.

Após João ter confrontado o casamento indevido, durante a festa de aniversário de Herodes, Salomé se rebaixou (pois era bisneta de um sumo sacerdote e filha de um rei) dançando sensualmente para o tio e os convidados, os quais estavam embriagados e excitados com a dança da garota. Nesse momento levado pelo êxtase, Herodes o tetrarca disse que daria a ela o que fosse pedido. O pedido foi a cabeça de João Batista em uma bandeja, e diante da promessa feita na frente de seus convidados, foi obrigado a cumprir.

Então dessa forma João ainda preso é assassinado e sua cabeça levada para Herodias por Salomé. Seu corpo foi pego e enterrado pelos discípulos de Jesus, os quais lamentaram a sua morte.

BIBLIOGRAFIA

O Novo Testamento Interpretado: versículo por versículo: volume 1: Artigos introdutórios, Mateus, Marcos, pg 446, 447. 2014. São Paulo: Hagnos.

Deixe um comentário

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora