Honra a teu pai e a tua mãe

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” Êxodo 20:12

Os mandamentos do Senhor são direcionados ao seu povo para limitar, organizar e instruir o homem com o criador, consigo mesmo, com sua família e seu próximo. Deus deu as leis para que o homem possa viver de acordo com a sua vontade e por isso o quinto mandamento trata da relação dos filhos com os seus pais.

Antes de falar sobre o quinto mandamento é importante entendermos o que a palavra honra significa. Segundo Champlin a “honra é a consideração que o individuo merece receber, na forma de dinheiro, de título, de recompensa de qual quer tipo, em forma verbal, material ou espiritual. A honra envolve o respeito que e devido, que pode ser expresso, de muitos modos.” Na sociedade pós moderna esse tratamento de honra, respeito, cuidado e amor tem sido esquecido aos poucos. Muitos filhos na busca por independência e autoafirmação estão abandonando os seus pais e negligenciando a atenção e o respeito devido. Conversando com pessoas mais velhas é possível ver que antigamente havia respeito e os filhos ouviam os pais, valorizavam e cuidavam deles da maneira que deveria ser (apesar disso em alguns lares havia agressão, excesso de rigidez e os filhos tinham que cuidar com o que falavam, porém não vamos tratar sobre isso no quinto mandamento), porém hoje não parece ser do interesse dos filhos esse tipo de respeito. Nas redes sociais vemos nitidamente filhos que não ouvem os conselhos dos pais, os expõem publicamente, ridicularizando e falando mal e achando graça por agirem dessa forma.

O quinto mandamento trás como memória e ensino a honra ao pai e a mãe, de maneira que eles sejam verbalmente, fisicamente e espiritualmente honrados por terem cuidado, provido, ensinado, sustentado e amado o(s) filho(s). Além disso, os pais em idade avançada, com a saúde mental e física debilitada devem ser honrados e cuidados pelos filhos, se possível. Os pais devem ser respeitados pela sua história, seu passado e pelo seu esforço em todas as esferas assim como ter sua natureza espiritual preservada para que estejam nos caminhos do Senhor até o dia de sua glorificação onde possam dizer: lutei o bom combate, guardei a fé.

Além disso, esse tipo de relacionamento de pais e filhos reflete também diretamente na sociedade e em seus vínculos de amizade e amorosos. Um filho que não respeita o seu pai, pode vir apresentar problemas com autoridades. Um filho que não honra os seus pais, não vai querer honrar ao Senhor, em seu trabalho, na igreja, no casamento e aonde estiver. A forma de tratamento desse filho, se agressivo, descontrolado pode vir a ser a forma que ele tratará seu marido e esposa. 


Catecismo Maior de Westminster

Pergunta 124. O que significam as palavras “pai” e “mãe” no quinto mandamento?Resposta: Os superiores são chamados de pai e mãe para ensinar que, em todos os deveres para com os seus inferiores, eles devem, como verdadeiros pais, mostrar amor e ternura para com esses, conforme as suas diversas relações, para levar os inferiores a cumprirem os seus deveres para com os seus superiores, pronta e alegremente, como se  estes fossem seus pais.

Pergunta 126. Qual é o alcance geral do quinto mandamento? Resposta: O alcance geral do quinto mandamento é o cumprimento dos deveres que mutuamente temos uns para com os outros em nossas diversas relações de inferiores, superiores ou iguais.

Pergunta 127. Qual é a honra que os inferiores devem aos superiores? Resposta: A honra que os inferiores devem aos superiores é toda a devida reverência em coração, em palavras e em procedimento, a oração e ações de graças por eles; a imitação das suas virtudes e graças, a pronta obediência aos seus mandamentos e conselhos legítimos, a devida submissão as suas correões a fidelidade, a defesa, a manutenção e o apoio devido a pessoa e a autoridade deles, conforme os seus diversos graus e a natureza das suas posições, suportando as suas fraquezas e encobrindo-as com amor, para que sejam uma honra para eles e para o seu governo.


Bibliografia

Enciclopédia de Bíblia, teologia e filosofia, vol. 3, pg 159. 2013. Editora Hagnos, SP. Bíblia de Estudo de Genebra, pg, 1818. 2009. Editora Cultura Cristã, SP.

Deixe um comentário

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora