
“Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.” Êxodo 20:8-11
A palavra sábado
A palavra sábado vem da palavra hebraica SABBAT e seu significado é descanso. Originalmente o sábado era o dia para lembrar da criação do Senhor feita em seis dias e lembrar da libertação do povo de Israel do Egito. Isso fazia parte do pacto mosaico e do quarto mandamento. Para o povo Judeu o sábado começa na sexta-feira as 18h e vai até sábado as 18h e está em conformidade com gênesis 1, onde a contagem começa a partir do entardecer (por do sol).
Em Gênesis vemos que Deus “descansou” no sábado, após ter feito a sua obra. Não somente isso, Deus separou esse dia para o descanso. Além disso, para o povo hebreu esse dia era uma data especial de comemoração e gratidão, pois haviam sido libertos da servidão egípcia onde trabalhavam muito e não havia descanso algum, onde eram explorados até os seus limites e não podiam fruir desse descanso. Uma vez libertos dessa servidão viviam livres e podiam separar esse dia para meditar, louvar e servir ao Senhor como ele havia instituído, como um memorial de sua bondade.
Porém como cristãos e não judeus, não faz parte de nossa cultura seguir o pacto mosaico, uma vez que não é tradição de nosso povo. Da mesma forma, compreendemos que Cristo nos deu uma nova perspectiva e um novo significado para o nosso viver. Não há um dia especial que seja santo ou sagrado, mas todos os dias são iguais. O importante no quarto mandamento para a nossa vida é saber que: após trabalhar durante os nossos dias, devemos saber guardar ao menos um dia para descanso do corpo e da mente. Jesus disse em Marcos 2:27 “E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” onde p próprio Cristo infringiu o quarto mandamento ao todo seis vezes. Paulo em Romanos 14:5 diz “um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.”. Quem quer guardar o sábado ou um dia da semana para servir unicamente o senhor deve fazer de maneira que sua consciência não o culpe por isso. Da mesma forma aquele que não guarda deve respeitar o que guarda e não desrespeita-lo por isso. Cada um deve agir de acordo com a própria consciência.
O imperador romano Constantino fez o domingo como dia de descanso de todo trabalho manual e com recomendação de que houvesse observâncias religiosas e por isso para nós o domingo é um dia diferente dos de mais. Na nossa cultura, para muitos, o sábado é um dia como todos os outros, para trabalhar e fazer suas obrigações, porém o domingo foi feito como um dia especial para descansar e sair com a família. Nem todas as empresas estão em sintonia com essa forma de pensar, por exemplo, os mercados abrem de segunda a segunda, e os funcionários tem um dia de descanso durante a semana. Portanto, para quem escolher um dia para servir ao Senhor, que faça isso com as intenções corretas de acordo com o proposto no seu coração. Além disso, não há problema dedicar um dia para adorar única e exclusivamente ao Senhor. Fazer ou não fazer não fará com que Deus olhe diferente para nós ou abençoe nossa vida de maneira diferente.
Deixe um comentário